terça-feira, 3 de abril de 2012

MEU PRIMEIRO 1080º


Aos 12 anos de idade, Tom Schaar é o primeiro skatista a completar um f/s 1080 na história.

Há quase 13 anos, Tony Hawk, uma já estabelecida lenda do skate vertical, tornou-se o primeiro skatista a completar um frontside 900º. A proeza foi eternizada no dia 27 de julho de 1999, durante a edição daquele ano dos X-Games. Quando Hawk acertou o primeiro 900º da história, Tom Schaar não era nem nascido. Mas na semana passada, aos 12 anos, o pequeno skatista norteamericano ultrapassou Hawk no quesito giro e tornou-se o primeiro skatista da história a acertar um frontside 1080º, manobra considerada impossível até então no esporte. 
A proeza foi realizada na megarrampa de Malibu, na Califórnia, devidamente registrada em vídeo e já publicada no YouTube. Depois de um aquecimento pesado, com 10 gay twists, seis 720 e um 900, o pequeno Tom acertou o 1080 em sua quinta tentativa, arrancando gritos de todos os presentes no local.Bob Burnquist, especialista na Megarrampa, disse em entrevista à ESPN americana que "Tom é um pequeno gigante e uma máquina de girar. Ele é inacreditável. Eu espero que eu ainda possa aprender muito com ele em um futuro próximo. Todos os olhos em Tom no próximo X-Games."
"O legal do skate é que nós, jovens garotos, temos a chance de ir a uma pista de elite e dividir a rampa com profissionais do mais alto escalão como Bucky Lasek, Shaun White e Bob Burnquist", declarou Nick Schaar, irmão mais velho de Tom, também para a ESPN. "É como se nós pudessemos brincar de bola com Sandy Koufax".
Na edição 2011 da Megarrampa no Brasil, na qual Bob Burnquist se sagrou tri-campeão, um outro pequenino fez história. No Anhembi, Mitch Brusco, com 14 anos, acertou vários 900 e fez a alegria dos presentes. Agora, ele tem literalmente um adversário à altura para os próximos torneios: "Com o conforto na rampa vem a confiança", Mitch disse na ocasião em entrevista à Trip. "O skate me ajuda sim em outras partes da minha vida. Passando por isso eu sinto que posso fazer muito mais e que se eu trabalhar ára conseguir algo eu conseguirei."
No vídeo acima você vê a grande proeza de Tom Scharr, o primeiro (e único, até agora) skatista a acertar um 1080 na história do esporte.

                                                                  BY: Kate Xavier

0 comentários:

Postar um comentário