sexta-feira, 6 de abril de 2012

INSPIRE-SE: TATTOOS



Apesar de geralmente associada à juventude – rebelde, a tatuagem é uma forma de expressão que vem dos povos mais antigos do seu livro de história. Ao longo de sua existência,  representou a arte e o modo de vida de diversas sociedades ao simbolizar  momentos históricos.


Em 1769, o inglês James Cook (o mesmo que “descobriu” o surfe) e sua tripulação ficaram encantados ao chegar ao Taiti e ver a população local coberta de desenhos em vez de roupas. Esta viagem de Cook é um momento célebre na história da tatuagem. Foi ele quem inventou a palavra tattoo (tatuagem), em inglês. Em seu diário de bordo, ele escreveu que os habitantes exibiam “suas tattoos com muito orgulho”, batizando a técnica com o nome pelo qual ficou conhecida. Tattoo deriva do taitiano tatau, que significa marcar. Tatau também seria a onomatopéia para o ato de tatuar-se, na qual tat seria o barulho do instrumento que perfura a pele e o au o grito de dor da pessoa sendo tatuada.


Felizmente, hoje a tatuagem em geral tem um papel diferente: É uma maneira para expressarmos nossos sentimentos, personalidade e até para marcar determinados momentos da nossa vida.




O PORQUE DE TANTO PRECONCEITO ?


No Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês “Knud Harld Likke Gregersen” também conhecido como Lucky Tattoo, que teve sua loja nas proximidades do cais, onde na época era a zona de boemia e prostituiçã oda cidade de Santos. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas; gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas. Hoje em dia, graças a circulação de informação pela televisão e por meios de comunicação como a internet, a tatuagem vem atingindo todas as camadas das populações brasileiras sem distinções.




EU POSSO FAZER UMA TATUAGEM ?


Teoricamente, tatuagem em menores só podem ser feitas com o consentimento dos pais. Mas, todos nós sabemos que não é sempre que isso acontece.: Existem estúdios de fundo de quintal que trabalham de qualquer forma e isso pode acarretar muitas doenças e inflamações. Por isso, pesquise bastante, converse com pessoas que já fizeram e escolha o melhor da sua cidade.




Embora hoje existam maneiras “simples” para sua remoção (o preço vária e fica em torno de 250 a 2.500 reais por seção, tudo depende da clínica escolhida e do tamanho da tatuagem) eu acredito que tattoo seja uma coisa eterna; e você sabe, nós adolescentes mudamos de ideia centenas de vezes por dia.






Agora para finalizar, as tattoos das famosas:










0 comentários:

Postar um comentário