quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dicas de como se sair bem no VESTIBULAR

Capricha no Vestibular


ANTES DO VESTIBULAR

1. Local de estudo: Ache em local tranqüilo, arejado e iluminado, evitando distrações.

2. Programe-se: Procure estipular um horário de estudos e defina quais matérias irá estudar nesse tempo. Não esqueça das pausas para relaxar o corpo e a mente.

3. Cuide-se: Não adianta nada varar madrugadas ou deixar de comer para estudar. Durma o suficiente, alimente-se adequadamente e pratique esportes, pois relaxam o sistema nervoso central e aumentam a capacidade de concentração.

4. Atualize-se: Leia jornais e revistas para se manter atualizado, pois diariamente acontecem muitas coisas que podem ser temas de vestibular.

5. Não decore, aprenda: Se preocupe em aprender a matéria, pois a tendência dos vestibulares é privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.

6. Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo: Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Já pensou, se preparar o ano todo e perder a prova? 

7. Organize-se: Não deixe tudo para a última hora, procure deixar todo o material que vai ser utilizado na prova (lápis, canetas, borrachas e documentos) pronto um dia antes à prova.

NOS DIAS DO VESTIBULAR

1. Afaste o mau humor e evite discussões.

2. Procure realizar atividades de lazer e descansar. Faça uma refeição leve e tenha uma boa noite de sono. 

3. Afaste-se de livros e apostilas. Mas, se estudar dedique-se às revisões de véspera dos pontos que aprendeu ao longo do ano até uma certa hora do dia anterior, depois dedique um tempinho para um bom relaxamento. Não tente aprender um conteúdo novo, a menos que ache ter condições de fazê-lo agora. Não estude antes da prova. Lembre-se: mente cansada não leva a nada.

4. Não use medicamentos fortes. Se tiver que fazer uso de medicamentos, tome somente aquele que seu organismo já está acostumado.

5. Antes de ir para a prova alimente-se de forma apropriada, com comidas leves e nutritivas. Caso a prova for após o almoço, alimente-se mais cedo, pois no período de digestão você poderá ficar com sono ou não render tudo o que pode.

6. Vista uma roupa leve e confortável.


7. Leve barra de cereais, uma fruta e uma garrafa de água.

8. Diga para você mesmo que tudo o que estava ao seu alcance, procurou fazer nas etapas anteriores. Confie em sua capacidade e boa prova.



NA HORA DA PROVA

- Ao entrar na sala, respire fundo e desligue-se uns minutos da situação de prova. Não deixe que a ansiedade dos candidatos o contagie.

- Olhe para todo o ano de dedicação aos estudos e lembre-se que o que você tinha para estudar, estudou. Agora, é importante ficar tranqüilo. Esteja ciente de que o vestibular é apenas mais uma etapa que vai ter que passar.

- Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção.

- Comece a prova pelas matérias que você mais domina.

- Se alguma questão for difícil para você, não se assuste, pense que ela será difícil para a maioria dos candidatos. Procure responder as questões que você sabe primeiro, pois assim ganhará tempo e confiança para resolver o resto da prova. 

- Leia com atenção o enunciado das questões, e só inicie a resposta após certificar-se de que compreendeu o que a questão está pedindo.

- Deixe as questões que não sabe para o final. Não perca tempo com elas.

- Confira todas as questões antes de entregar a prova.

- Calcule o tempo da prova, distribuindo para cada uma delas.

- Se estiver nervoso e/ou tenso, respire fundo.

- Tome cuidado ao preencher o gabarito.



FINALIZANDO...

Não sinta nenhum tipo de inveja, ciúmes ou raiva dos seus concorrentes. Deseje-lhes sorte, pois são lutadores, como você.

Jamais pense em desistir diante de um fracasso. Obstáculos existem para serem superados. Acredite sempre no seu potencial.

Diga a si mesmo em voz alta: EU SOU CAPAZ DE VENCER! E vencerá!!!

0 comentários:

Postar um comentário